terça-feira, 27 de junho de 2017

Cinema de rua mais antigo do Brasil, o Olympia de Belém




Publicado originalmente no site Agência Belém, em 22/04/2016.

Olympia chega aos 104 anos preservando a história e promovendo diversão e cultura.

Da Redação - Agência Belém de Notícias 

Cinema de rua mais antigo do Brasil, o Olympia é mantido em funcionamento pela Prefeitura com sessões fixas e gratuitas.

Cinema mais antigo ainda em funcionamento no Brasil, o Olympia completa 104 anos neste domingo, 24. Além da história, o Olympia tem uma importância social e cultural fundamental para Belém. Garantir a preservação histórica e promover diversão e cultura se constituem nas atividades no cinema. O espaço é de responsabilidade da Prefeitura de Belém e tem programação fixa e gratuita.

Em 2005, com o fechamento de diversos cinemas de rua no Brasil, o grupo Severiano Ribeiro, dono do Olympia, anunciou que o espaço fecharia as portas. Na época, um grupo de jornalistas, artistas e críticos de cinema se mobilizaram contra. No grupo estava Dedé Mesquita, jornalista e crítica de cinema. Ela conta que “para quem gosta de cinema, a gente sabia que era uma ameaça, pois a maioria dos cinemas estava virando lojas. Organizamos um protesto e fomos para lá arrumados com vestidos longos, joias, como se fosse uma sessão do início do cinema”.

No meio da sessão, as luzes acenderam e uma equipe da Prefeitura entrou na sala anunciando que iria ficar responsável pelo espaço. A mobilização não foi apenas contra o fechamento do cinema, mas pela importância que o Olympia tem na história e na cultura. “Ali perto era um pondo importante da cultura de Belém. Tinha o Grande Hotel, o Theatro da Paz e o Olympia. É a memória da cidade que está ali”, destaca Dedé Mesquita. “É um patrimônio da cidade e que precisa ser mantido, pois em outras cidades não tem”, ressalta a crítica de cinema.

Quem acha que o espaço é apenas um memorial fechado, se engana. A programação do cinema é fixa e exibe filmes alternativos, fora do circuito comercial. Ana Oliveira faz um curso técnico em uma escola próxima ao Olympia desde 2013. “Eu pensava que não funcionava. Um dia passei por aqui e vi que estavam exibindo uns filmes e resolvi assistir para passar o tempo. Desde então não parei mais!”, conta a estudante, que há três anos frequenta o espaço semanalmente. “O Olympia tem uma programação que a gente só encontra aqui. Já procurei na internet alguns filmes que assisti, mas não achei”, diz Ana Oliveira.

O Olympia virou espaço público e a magia da sala de exibição não acabou. Luiz Miranda trabalha na sala de projeção do Olympia desde que o espaço é da Prefeitura. Ele começou a trabalhar com projeção ainda na década de 90, nos extintos cinemas de rua de Belém. “As experiências que mais marcaram a minha vida aqui dentro foi no centenário, quando todo mundo aplaudiu de pé no fim da sessão e quando as crianças de uma escola vieram aqui e também aplaudiram no fim da sessão. Elas nunca tinham ido a um cinema”, conta o operador.

Para levar a comunidade ao Olympia, a Prefeitura de Belém desenvolve projetos específicos para cada público. Um deles é o “Escola Vai ao Cinema”, que leva os estudantes da rede municipal de ensino para a sala de exibição. Só no ano passado, cerca de 7 mil crianças passaram pelo espaço. “É com ‘Escola Vai ao Cinema’ que a gente trabalha o público infantil, já pensando no cinema Olympia do futuro”, explica a gerente do cinema, Nazaré Moraes. Com esse projeto, os estudantes conhecem a história do cinema e têm aulas didáticas a partir da exibição de filmes.

Além da programação fixa, o espaço é aberto a parcerias e projetos ligados à produção audiovisual. O “Universidade Vai ao Cinema”, por exemplo, é feito em parceria com as universidades públicas e particulares de Belém que desenvolvem festivais independentes de cinema. “A importância desses projetos é  abrir novas possibilidades ao público, pensando no audiovisual, na educação e na cultura”, destaca Nazaré Moraes.

O órgão ou entidade, pública ou privada que desejar fazer uma parceria com o Cinema Olympia pode enviar o seu projeto para o endereço eletrônico cinemaolympia1912@gmail.com. As sessões direcionadas para os projetos ocorrem sempre às terças e sextas-feiras, pela tarde, ou no sábado, também à tarde. Além da exibição em DVD ou blu-ray, o Olympia ainda possui a projeção 35mm feita com rolo de filmes. Ainda este ano o espaço deve adquirir um projetor digital.

Aniversário - A programação de aniversário de 104 anos do Cinema ocorrerá no domingo, 24, e inclui uma homenagem ao cinema brasileiro. Os pianistas paraenses Paulo José Campos de Melo, Leonardo Coelho e a cantora Dione Colares irão interpretar músicas de trilhas sonoras de filmes que marcaram a história do cinema no Brasil, como “Deus e o Diabo na Terra do Sol”, “Macunaíma”, “Dona Flor e seus Dois Maridos” e o paraense “Um Dia Qualquer”, do cineasta Líbero Luxardo. Após a homenagem musical, será exibido o filme “O Palhaço”...

Texto: Igor Pereira
Foto: Eliza Forte
Coordenadoria de Comunicação Social (COMUS).

Texto e imagens reproduzidos do site: agenciabelem.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário