terça-feira, 5 de agosto de 2014

Um apaixonado mantém viva memória do cinema


Publicado originalmente no site Ipiranga News, em setembro de 2002.

Um apaixonado mantém viva memória do cinema

“Mantenho o último cinema do Ipiranga, se eu morrer quem é que vai dar continuidade?” a indagação é de Archimedes Lombardi, um ipiranguista apaixonado por cinema desde a infância e que relembra as muitas vezes que  saltou do bonde em frente ao  Cine Sammarone ou Anchieta. “Ao final de cada sessão as ruas, os bares e sorveterias dos arredores dos cinemas lotavam por milhares que conversavam animados sobre o filme visto. Todos se conheciam, nossa diversão era os cinemas, as conversas nos bares e as paqueras no vai-e-vem”, lembra ele saudoso.

Sua paixão o fez criar, há 38 anos, o Cine Clube Ipiranga, que começou em  uma reunião de amigos, onde o adolescente Archimedes alugava filmes e projetava nas casas dos vizinhos. Mais tarde, as sessões do Cine Clube eram realizadas no CAY e há dez anos acontecem na  Biblioteca Cisplatina, onde todos os sábados os moradores do Ipiranga podem conferir as  projeções de filmes clássicos do cinema. Archimedes explica que o Cine Clube foi criado com a proposta de exibir filmes alternativos e hoje sua missão é manter viva a memória do cinema para as novas gerações. Ao buscar explicações para a diminuição das salas de cinemas, Archimedes  aponta diversos fatores como o advento da TV, a falta de conforto das antigas salas de rua e insegurança das ruas paulistanas.

Outro ipiranguista saudoso dos antigos cinemas da região é  Natal Saliba,  70 anos, que passou a infância vendendo balas nos corredores do Ipiranga Palácio. “Entre os intervalos, corria por toda a sala vendendo balas. Minha alegria era vender aos casais de namorados, porque as meninas sempre escolhiam os docinhos mais caros”. Na mesma sala em que o pequeno Natal vendia balas, anos mais tarde,  também, ele pôde se ver na grande tela contracenando ao lado de Mazaropi, quando participou dos longa metragens ´O Vendedor de Lingüiça’ e ‘ Zé do Periquito’.

 

Fotos e texto reproduzidos do site: ipiranganews.inf.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário