terça-feira, 17 de junho de 2014

Cinema - A paixão pela sétima arte


Cinema - A paixão pela sétima arte.
Cinéfilo afirma que tem uma das maiores coleções do sul do estado.

Jornal Boca - Edição 117
Fernanda Beltrand

Balneário Camboriú/SC - Milhões de pessoas colecionam os mais diversos objetos em todo o mundo. Alguns colecionam selos, outros moedas. No caso de Fernando Humberto Delatorre são os projetores. O cinéfilo é apaixonado por tudo o que se refere a cinema. Desde 1967, ele acompanhou as atividades do pai Eduardo Delatorre, ou seja, 45 anos dedicados a essa paixão. São mais de duzentos projetores de todos os modelos, tipos, tamanhos e cores em perfeito estado de conservação.

Para adquiri-los o colecionador frequenta antiquários e feirinhas de rua em metrópoles como Rio de Janeiro, Porto Alegre e São Paulo, incluindo viagens ao exterior, como Montevidéu, Buenos Aires, Estados Unidos, França, Alemanha, Áustria e Polônia.

“Ultimamente tem sido mais difícil encontrar esses artigos nas feiras. Eles estão cada vez mais escassos, devido ao grande número de colecionadores. Alguns amigos e pessoas que sabem da minha coleção já me presentearam com alguns projetores”, revela.

Parte do seu acervo está exposto no Arquivo Histórico municipal, situado na 3ª avenida esquina com a Rua 2550. Os projetores são de 8mm, super 8mm, 9,5mm, 16mm, e 35 mm. Este último até hoje é utilizado em cinemas comerciais.

Um dos maiores projetores que fazem parte do acervo, é um modelo movido a carvão, americano, da década de 40. O projetor mais antigo da coleção de Fernando é de 1906, da marca Pathé Baby, de 9,5mm, fabricado em Paris, França. Este projetor era fabricado para projetar filmes mudos, em branco e preto, e funciona manualmente através de uma manivela lateral, pois não possui motor.

Fernando conta que durante a guerra alguns projetores eram jogados de helicópteros para os soldados durante a guerra. O projetor a qual se refere é da marca RCA com 16mm, fabricado nos Estados Unidos.

“Os projetores que eram jogados para os soldados, eram mais resistentes e compactos e absorviam o impacto durante a queda”, conta.

Além de colecionar, o cinéfilo junto com seus funcionários também restaura os projetores. Quase todos estão em pleno funcionamento. Muitos surpreendem pelo tamanho. O Super Samplex 35 é um deles. Fabricado em 1938, nos Estados Unidos, este projetor mede 1,8m de altura e funciona a base de carvão.

Antigamente, para colorir os filmes era utilizado um círculo com filtros coloridos como vermelho, amarelo e verde. Os telespectadores poderiam escolher a cor que gostariam de assistir seus filmes e, além disso, poderiam assistir aos filmes só vermelho, ou apenas amarelo.

Além disso, fazem parte do acervo "Lanternas Mágicas" (projetores com imagens paradas que antecederam as com movimento dos projetores de cinema). Fabricadas no final do século XIX.

Alguns fizeram parte dos negócios de cinema de Eduardo Dellatorre, que possuiu os três maiores cinemas do estado (Cinerama, Auto Cine e Cine Itália), em Balneário Camboriú.

Foto e texto reproduzidos do site: portalmenina.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário